Atividades:
1- Complete as frases de acordo com os verbos entre parênteses e
os tempos pedidos.
a) Preciso passar no vestibular, por isso...........muito.
(estudar - futuro do presente do indicativo).
b) ..............boas
lembranças da minha infância. (ter - presente do indicativo).
c) Marcela e Bruna..........ao cinema ontem. (ir - pretérito
perfeito do indicativo).
d) Nesta vida..........o que plantamos. (colher - presente do
indicativo).
e) Pedro..........futebol muito bem se tiver oportunidade.
(jogar - futuro do presente do indicativo).
f) Os homens..........viola durante a serenata. (tocar -
futuro do presente do indicativo).
g) O aluno...........um prêmio ao final do semestre. (ganhar
- futuro do presente do indicativo).
h) A
menina..............alto durante as aulas. (falar - pretérito imperfeito do
indicativo).
Respostas: a- estudarei (vou estudar), b-
Tenho, c- foram, d- colhemos, e- jogará (vai jogar), f- tocarão, g- ganhará, h- falava
2)
Leia o texto e depois coloque todos os verbos destacados no infinitivo e
separe-os nas colunas abaixo de acordo com a conjugação a que pertencem.
A ROTAÇÃO DA
TERRA
O Sol não se movimenta e sim a própria Terra.
A Terra está sempre girando sobre si mesma como se fosse um pião. E ao
girar, faz com que o Sol surja de um lado e desapareça de outro. Esse movimento é a rotação.
O tempo que a Terra gasta para dar um volta sobre si mesma
foi chamado de dia. O tempo da rotação então é de vinte e quatro horas (um
dia).
Já sabemos que a Terra não possui
luz própria, afinal é um planeta. Quem dá
luz e aquece a Terra é o Sol, que é
uma estrela.
Quando a face da Terra recebe luz do Sol, é dia. Na outra face
escura, onde há sombra, é noite.
INFINITIVO
1ª conjugação
|
2ª conjugação
|
3ª conjugação
|
movimentar
estar gastar dar |
desaparecer
saber aquecer receber haver |
possuir
|
3)
Dê o infinitivo dos verbos abaixo:
a)
chegarei: __chegar__________
b)
subiram: _subir________________
c)
coube: __caber___________________
d)
fizeste: __fazer__________________
e)
pusesses: __pôr__________________
f)
sumiu: __sumir________________
g)
estávamos: __estar____________
h)
amássemos: __amar_____________
i)
polirmos: __polir________________
j)
é: ___ser_____________________
4)
Identifique a conjugação a que pertence cada um dos verbos do exercício
anterior:
1ª
conjugação:
____chegar, estar, amar__________________________________
2ª
conjugação:
______caber, fazer, pôr, ser_______________________________
3ª conjugação: _________subir, sumir, polir___________________________________________
5)
Complete com o verbo indicado nos parênteses.
a)
Meus irmãos __moram__ em uma casa no centro da cidade. (morar/ presente do
indicativo)
b)
Tu _conheceste____ os moradores deste edifício? (conhecer/ pretérito perfeito
do indicativo)
c)
Que tal se nós __fritássemos____uns ovos? (fritar/ pretérito imperfeito do
subjuntivo)
d)
Tomara que eles _ganhem__o prêmio. (ganhar/ presente do subjuntivo)
f)
O agricultor _colherá__ muito café este ano. (colher/ futuro do presente
do indicativo)
5) Sublinhe os verbos
das frases e escreva se eles indicam:
A
– ação E – estado FN – fenômeno da natureza
|
( E ) Todas as crianças parecem satisfeitas
com o lanche.
(FN ) Chove muito na fazenda.
( A ) Os alunos e professores resolveram os
problemas juntos.
( A ) Muito alegres, cantamos a noite
inteira.
( E ) Todas as baleias estão deliciadas com
sua liberdade.
6)
Como vimos, o futuro do presente é empregado para expressar fatos que vão
acontecer. Leia a notícia como se tivesse sido dada na televisão um dia antes
do lançamento da primeira nave espacial à Lua e sublinhe os verbos no futuro do
presente.
A incrível viagem à Lua
Precisamente às 2 horas, 56
minutos e 29 segundos do dia 20 de julho de 1969, Neil Armstrong realizará um
antigo sonho da humanidade: pisará no solo lunar. Cerca de um bilhão de
pessoas assistirão pela TV à maior façanha do século XX. Finalmente o homem
conquistará a última fronteira, e os Estados Unidos se encherão de orgulho
por vencer a União Soviética na corrida espacial.
|
7)
Reescreva o texto acima utilizando o pretérito perfeito:
___Precisamente às 2 horas, 56 minutos e 29 segundos do dia 20 de julho de 1969, Neil Armstrong realizou um antigo sonho da humanidade: pisou no solo lunar. Cerca de um bilhão de pessoas assistiram pela TV à maior façanha do século XX. Finalmente o homem conquistou a última fronteira, e os Estados Unidos se encheram de orgulho por vencer a União Soviética na corrida espacial.
8)
Identifique a pessoa, o número, o tempo e o modo dos verbos destacados em cada
frase.
Exemplo:
Nós jantaremos em sua casa.
Jantaremos: 1ª pessoa do
plural, futuro do presente do indicativo
a)
Tu deixaste a escola mais cedo.
__Deixaste: 2ª pessoa do singular, pretérito perfeito do indicativo
b)
Eu desejo que eles gostem do passeio.
Desejo: 1ª pessoa do singular, presente do indicativo
Gostem:_3ª pessoa do plural, presente do subjuntivo
c)
Ela dançava muito bem.
Dançava: 3ª pessoa do singular, pretérito imperfeito do indicativo
d) Eles dividirão o lanche.
__Dividirão: 3ª pessoa do singular, futuro do presente do indicativo_
9- As orações abaixo estão no tempo presente e modo indicativo. Passe-as para o tempo pretérito perfeito e imperfeito do mesmo modo.
a) Eu estudo muito.
Eu estudei muito. / Eu estudava muito.
b) Joana treina para o campeonato.
Joana treinou para o campeonato.Joana treinava para o campeonato.
c) Eu leio as obras de Machado de Assis.
Eu li as obras de Machado de Assis.Eu lia as obras de Machado de Assis.
d) Os garotos falam ao celular.
Os garotos falaram ao celular.Os garotos falavam ao celular.
e) Eu estou na escola.
Eu estive na escola.Eu estava na escola.
g) As meninas desfilam bem.
As meninas desfilaram bem.As meninas desfilavam bem.
h) Os animais correm o tempo todo.
Os animais correram o tempo todo.Os animais corriam o tempo todo.
10- Passe as orações abaixo para o tempo futuro do modo indicativo.
a) Os alunos leram um texto sobre festas juninas.
b) Muitas pessoas gostam de festas juninas.
c) O cliente solicitou ao vendedor uma bola de basquete.
d) Maria Rita começou a praticar esportes.
e) Provocaram um desmatamento no local.
f) Poluíram nossos rios.
g) Nossa terra brasileira é um país bonito.
h) Poucos conhecem esse jogo.
a) Os alunos lerão um texto sobre festas juninas.
b) Muitas pessoas gostarão de festas juninas.
d) Maria Rita começará a praticar esportes.
e) Provocarão um desmatamento no local.
f) Poluírão nossos rios.
g) Nossa terra brasileira será um país bonito.
h) Poucos conhecerão esse jogo.
11-Identifique o número e a pessoa do verbo das orações abaixo.
Modelo: Eu gosto de sorvete. (verbo na 1ª pessoa do singular)
a) Moramos no planeta terra.
b) Juliano corria muito nas competições escolares.
d) Tu jogaste bem hoje.
e) Vós não sabeis que este produto é tóxico?
f) Fomos bem recebidos na primeira aula deste ano.
g) Marcelino Carioca chutava muito bem as cobranças de faltas.
a) Moramos no planeta terra. (1ª pessoa do plural)
b) Juliano corria muito nas competições escolares. (3ª pessoa do singular)
c) Os alunos estudaram muito para a prova. (3ª pessoa do plural)
e) Vós não sabeis que este produto é tóxico? (2ª PESSOA DO PLURAL)
f) Fomos bem recebidos na primeira aula deste ano. (1ª pessoa do plural)
g) Marcelino Carioca chutava muito bem as cobranças de faltas. (3ª PESSOA DO SINGULAR)
Imprima e realize as atividades.
Logo postarei o gabarito.
14 comentários:
Cadê as respostas??
Cadê as respostas
Estão em vermelho
Amei as atividades
Amei as atividades eu vou passar pra minha irmã 😊
Adorei às atividades
Ótimos conteúdo e atividades. Obrigada por compartilhar
Maravilhoso 👏😍👏👏😍
Muito abrigada 😘
A 8° letra d) seria: 3° pessoa do plural. E não singular.😉
Dever do carambaaaaaaa 😤😤😤😤 🔥
Postar um comentário