domingo, 21 de julho de 2019

Proposta de redação Consumismo dos jovens

Olá,

Textos para repertoriar meus alunos para criarem um artigo de opinião bem convincente, com argumentos firmes e fundamentados.


Tema: o consumismo dos jovens

Consumismo é o ato de consumir produtos e serviços, indiscriminadamente, sem noção que podem ser nocivos ou prejudiciais.

Consumismo na adolescência está crescendo bastante, pois hoje em dia os adolescentes estão consumindo cada vez mais. Isso se dá por causa da forte produção de produtos tecnológicos que os adolescentes têm vontade de adquirir.
Uma realidade do consumismo na adolescência é a vontade de ter aquilo que o amigo tem e isso é um fator na vida dessas ‘máquinas de consumo’.

Levando em conta um grande apetite consumista, muito maior do que o da média da população o jovem brasileiro sabe onde quer gastar, e influencia ainda todas as compras da família. Em estudos que foram realizados recentemente, tanto com garotos como garotas e rapazes de nove países, mostra que o Brasil é um dos países mais consumistas, e que sete em cada dez jovens afirmam gostar de fazer compras. E ainda outros foram ainda mais longe, citaram ter o interesse de ir muito mais longe e ter muito interesse sobre o assunto. Os brasileiros sem dúvida alguma ficam no primeiro lugar no mundo no ranking deste quesito, deixando para trás outros consumistas como franceses, argentinos, italianos, americanos e mexicanos.





O Que o Poder dos Adolescentes Dita no Mercado?
O poder dos adolescentes existentes no mercado vai muito mais longe, mesmo que eles possam não dar a mínima para valores, eles costumam aparecer com grande assiduidade nas lojas. As pessoas que tem menos de 25 anos costumam trocar de celular pelo menos uma vez por ano, e as mais velhas a cada dois anos. Levando em conta bicicletas por exemplo, eles são os maiores compradores sem dúvida alguma, apesar disto apenas aposentam a sua bicicleta a cada quatro anos. Com todos estes números temos ainda uma lista de cinco produtos mais consumidos trazendo em primeiro lugar o leite longa vida. Depois disto surgem os refrigerantes nos lares com jovens que tem idades entre 18 a 24 anos, levando em conta a hierarquia que é surpreendente. O refrigerante é o que lidera o ranking seguido ainda por outros produtos como por exemplo o óleo vegetal, cerveja e café torrado, isto explica de forma explícita o fato de que a Coca Cola tem no Brasil o seu terceiro maior mercado mundial.


Cada dia a natureza produz o suficiente para nossa carência. Se cada um tomasse o que lhe fosse necessário, não havia pobreza no mundo e ninguém morreria de fome.


Existe uma grande influência dos jovens onde eles interferem nas compras da família. Sendo assim oito entre cada um dos dez aparelhos de som apenas saem das lojas a partir de uma opinião das pessoas mais jovens do lar. Diversas inclusive fabricantes de eletrodomésticos não fazem mais nada sem levar em conta a opinião dos mais novos, já que na ausência da mãe trabalhadora é os garotos que utilizam espremedores de frutas, além de tostadores de pães, sanduicheiras e ainda liquidificadores. Toda influência vem sendo exercida cada vez mais cedo, e para se ter ideia, a pessoa começa a se tornar um consumidor quando tem apenas seis anos.

"Vivemos numa sociedade consumista, numa sociedade de desejos, e não de projetos existenciais. Ninguém planeja ter amigos, ninguém planeja ser tolerante, superar fobias, ter um grande amor". - Pensamentos de Augusto Cury


Saiba diferenciar o: VOCÊ QUER ou VOCÊ PRECISA? Pequenas mudanças fazem toda diferença no cotidiano do nosso planeta!
Edinaiane Shinigami



Alunos do 9º,
 tendo os textos acima como base para reflexão e inspiração, redija um texto dissertativo sobre o tema proposto.








Profª. Elisete, 21/07/20, às 19h12min

Nenhum comentário: