domingo, 7 de julho de 2019

Trabalho com a poesia

Bom dia,
boa tarde,
boa noite!

Para você conferir as respostas do trabalho realizado na semana passada sobre a poesia de Camões "Amor é fogo que arde sem se ver" e a INTERTEXTUALIDADE na música de Legião Urbana, MONTE CASTELO.

Pela característica da subjetividade da poesia, pareceu a princípio, difícil. 

Mas sempre é bom dar trabalho para o cérebro, usar os neurônios, pois agora e futuramente serão sempre "convocados" para o jogo do estudo. Rsrsrsrsrsrs...



Amor é fogo que arde sem se ver
Amor é fogo que arde sem se ver,
é ferida que dói, e não se sente;
é um contentamento descontente,
é dor que desatina sem doer.

É um não querer mais que bem querer;
é um andar solitário entre a gente;
é nunca contentar-se de contente;
é um cuidar que ganha em se perder.

É querer estar preso por vontade;
é servir a quem vence, o vencedor;
é ter com quem nos mata, lealdade.

Mas como causar pode seu favor
nos corações humanos amizade,
se tão contrário a si é o mesmo Amor
Luís de Camões. Camões; Lírica. São Paulo, Cultrix, 1968. p. 123.

1 – Transcreva em seu caderno os versos em que o autor faz estas afirmações:
a)   Quem ama só se sente feliz ao lado da pessoa amada.
“É solitário andar por entre a gente”
b)   Quem ama é leal e nem sempre recebe da pessoa amada a mesma consideração.
“É ter com quem nos mata lealdade”.
c)   Quem ama renuncia à sua própria liberdade.
“É querer estar preso por vontade”.
d)   Quem ama tem sempre uma inquietação interior.
“É nunca contentar-se de contente”.

2 – Que palavra, na última estrofe do texto, resume tudo o que o poeta quer dizer sobre o amor?
      Contrário.

3 – Anote em seu caderno a resposta correta. A contradição do amor se concretiza no poema por meio de:
a)   Características diferenciadas entre o que aparenta ser e o que realmente é:
b)   Características negativas que o autor ressalta usando palavras desalentadoras.
c)   Características opostas que se contradizem em cada verso.

4 – Até a terceira estrofe, o poeta preocupa-se em definir o amor. Que palavra, na quarta estrofe, vem anunciar um questionamento?
      A palavra MAS.

5 – Como você responderia à indagação final do poeta?
      Resposta pessoal do aluno. (Sugestão de resposta: Vou colocar a estrofe na ordem direta para ser mais clara: “Mas como pode causar seu favor (interesse) / amizade nos corações humanos/ se tão contrário a si é o mesmo Amor?” Considero que neste último terceto, Camões expõe uma conclusão sobre o que seja o Amor: em si contraditório, ou seja, capaz  de amar e odiar, de odiar se não for amado. Também pode-se interpretar sobre a Amizade que não for egoísta, isto é, se desejar a felicidade do outro mesmo que ser feliz seja estar longe de nós, ter sucesso no amor, no trabalho, etc... Então, concluindo a minha resposta, Camões usou a ANTÍTESE para construir seu argumento em favor de como ele “vê” o AMOR.)

6 – O grupo Legião Urbana adaptou e musicou o poema que acabamos de analisar, acrescentando os seguintes versos, inspirados nos versículos bíblicos (I Coríntios: 13) ao início da música:

“Ainda que eu falasse a língua dos homens.
E falasse a língua dos anjos, sem amor eu nada seria.
É só o amor, é isso o amor.
Que conhece o que é verdade.
O amor é bom, não quer o mal.
Não sente inveja ou se envaidece.”
Como você justificaria a escolha do grupo por textos tão antigos?
      Resposta pessoal do aluno: Considerar que o amor é universal e atemporal. Existirá enquanto existirem seres humanos. Isso, além, é claro, da genialidade dos textos. Renato Russo, o líder do grupo Legião Urbana, foi e sempre será um compositor genial e também atemporal dentro do rock brasileiro.

7 – Com relação à palavra amor:
a)   Por que é escrita, no poema, com letra maiúscula?
Porque se refere ao amor genérico, um sentimento universal, não somente àquele entre duas pessoas apaixonadas.
b)   Por que é a primeira e a última palavra do poema?
Essa palavra abre e fecha o poema porque é fundamental: Tudo gira em torno do amor, embora não seja possível defini-lo.

8 – Marque as sílabas finais dos versos em cada estrofe. O que você nota?
      Os sons se assemelham. Há rimas intercaladas nos dois primeiros quartetos – abba, abba – e também nos dois tercetos – cdc, dcd.

9 – O que é possível afirmar sobre a extensão dos versos?
        Os versos têm a mesma extensão: são decassílabos (dez sílabas poéticas).

10 – É possível “cantar”, com facilidade, esse poema. Por quê?
      Existe um ritmo no texto, proporcionado pela métrica: todos os versos têm dez sílabas poéticas, com tônicas na sexta e na décima sílaba.

11- Sobre o poema, é correto afirmar:

I. O poema não é um gênero literário. Pode estar presente em diversas manifestações artísticas e sua principal característica é a subjetividade.
II. O poema é um gênero literário que normalmente se apresenta em versos, mas pode também dispensar estrofes, rimas e métrica.
III. Para que um texto seja considerado poema, é preciso que ele apresente uma forma fixa, rimas e métricas, conforme os ideais clássicos de poesia.
IV. O poema pode receber diferentes classificações de acordo com sua estrutura e temática, entre essas classificações estão o soneto, o haicai, o madrigal, a ode, o hino e a écloga.
V. O poema é um gênero textual que pode ser escrito conforme rígidas normas — os poemas de forma fixa — ou em versos livres, nos quais mais valem as imagens do que a métrica.

a) I e III estão corretas.
b) I, II e III estão corretas.
c) II, IV e V estão corretas.
d) Todas estão corretas.

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