quarta-feira, 26 de outubro de 2016

Quadro dos numerais e exercícios com gabarito

Olá,
segue o quadro dos numerais para pesquisa.

Exemplos de uso nas cinco classes dos Numerais:
Cardinal: Indica quantidade, serve para fazer a contagem. Exemplo: Aquela gulosa comeu cinco bombons.
Ordinal:
 Expressa ordem. Exemplo: Minha classificação não foi boa, fiquei em oitavo lugar
 Multiplicativo: Indica multiplicação. Exemplo: Minha carga horária dobrou esse semestre.
Fracionário:
 Expressa divisão, fração e partes. Exemplo: Um quinto dos entrevistados concorda com a nova proposta de lei.
Coletivo:
 Indica um conjunto. Exemplos: centena, dúzia, dezena, década e milheiro. Comprei uma dúzia de ovos.

Abaixo você pode observar o quadro com os principais números cardinais, ordinais, multiplicativos e fracionários. Vale conferir a grafia. Veja como se escreve números que não costumamos usar todos os dias:









































Exercícios com numerais

1- Assinale a alternativa em que meio funciona como advérbio.
a) Só quero meio quilo.
b) Achei-o meio triste.
c) Descobri o meio de acertar!
d) Parou no meio da rua.
e) Comprou um metro e meio.

2- Escreva, por extenso, o número ou as expressões dadas entre parênteses, empregando os vários tipos de numerais.
a. Só consegui terminar __um quarto__ (1/4) do bordado.
b. Maria trabalhou o _dobro___ (duas vezes mais) do que trabalhou sua irmã.
c. Apliquei _três doze avos__ (3/12) do meu salário na poupança.
d. Comprei o mesmo tecido por __um terço__ (1/3) do preço que você pagou.
e. Pedi a ele que trouxesse o _primeiro___(1o.) jornal que encontrasse.
f. O padre João convocou os fiéis para rezar a __novena__(9).
g. Ganhei duas _dúzias_(12) de rosas.

3- Assinale a alternativa incorreta.
a) 874° – octingentésimo septuagésimo quarto
b) 398° – trecentésimo nonagésimo oitavo
c) 486° – quadringentésimo octogésimo sexto
d) n.d.a.

4- Ele obteve o 
… (123°) lugar.
a) centésimo vigésimo terceiro b) centésimo trigésimo terceiro
c) cento e vinte trigésimo
d) cento e vigésimo terceiro

5- Assinale o caso em que não haja expressão numérica de sentido indefinido.
a) Ele é o duodécimo colocado. b) Quer que veja este filme pela milésima vez?
c) “Na guerra os meus dedos disparam mil mortes.”
d) “A vida tem uma só entrada; a saída é por cem portas.”

6- Associe o sentido ao respectivo numeral coletivo. 
(1)período de seis anos
(2) período de cinco anos
(3) estrofe de dois versos
(4) período de cem anos
(5) agrupamento de dez coisas
( 3  ) dístico
( 5  ) decúria
( 1  ) sexênio
( 4  ) centúria
( 2  ) lustro

7-Triplo e tríplice são numerais:
a) ordinal o primeiro e multiplicativo o segundo.
b) ambos ordinais.
c) ambos cardinais.
d) ambos multiplicativos. e) multiplicativo o primeiro e ordinal o segundo

8- Nas frases abaixo, coloque dentro dos parênteses, a letra que indica a classificação das palavras em negrito:
a.numeral cardinal           
b. numeral ordinal        
c. numeral multiplicativo 
d. numeral fracionário     
e. numeral coletivo
(  a  ) José chegou ao aeroporto, duas horas depois de o avião ter decolado.
(  b  ) Consegui a vigésima terceira classificação no concurso de contos da escola.
( d   ) Ainda resta metade da torta.
( c   ) Ele trabalhou o dobro do que havia planejado.
(  d  ) Recebi um doze avos do meu salário.
(  d  ) Ele recebeu dois terços da herança paterna.
(  e  ) Vendi duas dúzias de ovos.

Respostas dos exercícios
1- b, , 3- d, 4- a,5- a, 6- 3, 5, 1, 4, 2   7- d,

2- a) um quarto
b) dobro
c) três doze avos
d) um terço
e) primeiro
f) novena
g) dúzias


8-  A       B      D        C       D       D         E