quarta-feira, 29 de abril de 2020

Pela ciclovia - respostas das questões

Olá,

envio as respostas das questões para você refletir. Peço-lhe que releia o conto, se possível, faça um encontro no whats para três pessoas e façam a leitura de acordo com o roteiro teatral feito por vocês.

Esta atividade terá continuidade nas ATIVIDADES DA SEMANA QUE VEM

Será feito um debate, uma espécie de "JÚRI SIMULADO" em que a mãe do garoto vai ser levada ao Fórum dar depoimento.

Vou sortear quais alunos vão defender e acusar a personagem.

Depois eu divulgo as REGRAS DO DEBATE.

Marcaremos uma data para realizar o debate.

Profª Elisete


Capa do livro de Dilan Camargo


 DILAN CAMARGO POR ELE MESMO
Um dia minha mãe me disse: 'o conhecimento é um tesouro que o vento não derruba, a água não leva, o fogo não queima e o ladrão não rouba'.

“Com os livros que li e que escrevo vou construindo a minha fortaleza de papel".

Após a leitura expressiva do conto, destacar os elementos narrativos no caderno:
1- Foco narrativo: Narrativa em 1ª pessoa

2- ONDE e QUANDO (lugar e tempo): Durante o trajeto da casa do menino pela ciclovia até a delegacia, no centro de uma cidade, pelo final da tarde.

3- QUEM (personagens – características): Garoto, pobre, vive com a mãe e a irmã, três amigos que trabalhavam,  passantes na ciclovia, sargento, Conselheiro. A mãe é uma personagem forte, digna, aplicou um castigo humilhante a seu filho.

4- O QUÊ (fato)- Ao chegar em casa com uma bicicleta, a mãe já inicia os interrogatórios, não acreditando em nada do que o filho dizia. Repentinamente toma a decisão de levá-lo à delegacia devolver o objeto furtado. Eles seguem um longo trecho da ciclovia, em que o menino levou a bicicleta nos ombros. Ele reclamou, chorou, caiu, machucou-se, foi socorrido pela irmã e transeuntes; a mãe calada, sofrida, mas decidida.

5- É possível estabelecer uma relação intertextual com a Bíblia, relatando A Via Crúcis de um garoto que roubou uma bicicleta. Comente, estabelecendo um paralelo entre os fatos.

Sim, é possível estabelecer a trajetória de Jesus ao calvário com a do garoto sendo levado à delegacia, pois ao carregar a bicicleta pelo longo trajeto ele sofreu muito, assim como Jesus Cristo, mas a diferença reside em que Jesus fora imolado para salvar os pecados do mundo e o menino havia roubado a bicicleta. Mas ele aprendeu a lição e perdoou a atitude radical de sua mãe, tão sofrida.

6- Observe essas frases ditas pelo escritor Dilan Camargo: 

I - Um dia minha mãe me disse: 'o conhecimento é um tesouro que o vento não derruba, a água não leva, o fogo não queima e o ladrão não rouba'.

Sublinhe os verbos e estabeleça o número do orações do período acima.
No período acima, há seis verbos; portanto ele está composto por seis orações.

II - “Com os livros que li e que escrevo vou construindo a minha fortaleza de papel".
Igualmente, sublinhe os verbos no período II e estabeleça o número de orações.
Há dois verbos e uma locução verbal: portanto o período está composto por três orações.

7- Explique o significado das metáforas usadas pelo autor nas frases I e II.

No período I, a metáfora estabelece a valiosa contribuição do conhecimento para a sobrevivência digna de uma pessoa atualmente; ele é indestrutível e com os conhecimentos adquiridos você constrói a sua vida “a sua fortaleza”.

8- Um castigo cruel. A mãe teria traumatizado o filho? Houve maus tratos e punição severa demais? Dê a sua opinião.

Resposta pessoal. Minha opinião: concordo que foi uma decisão cruel. Traumas? Acredito que não pois no desfecho do conto (última folha do xerox), o autor deixa pistas da “cumplicidade” e a compreensão entre mãe e filho:
“Agora sei que vou seguir os seus caminhos. Não sinto mais vergonha”.
“... ela me diz com seu jeito rude, que agora entendo melhor.”
“Sinto uma alegria nova, que parece vir de algum vento que por ali está passando.”

 E também esta frase do conto “Vejo em seu rosto uma tristeza que parece antiga”
 dá indício de que o menino compreendeu o porquê da rudeza da mãe. E peço que você releia o desfecho do texto.

9- E a mãe, ao fazer este ato, se preocupou com a saúde física e mental de um adolescente?
Resposta pessoal. Não vou responder esta pergunta. Só farei alguns pontuarei minhas observações para você.

Acredito que o autor quis mostrar através de dois personagens sofridos uma realidade existente, quis fazer o leitor pensar, assim como os outros contos do livro “O MAN E O BROTHER”. O conto que dá título ao livro mostra a vida de dois irmãos adolescentes moradores de uma favela. Um está engajado no tráfico, é todo descolado nas gírias, maladro; o outro vive um conflito existencial. Este pensa no futuro e sabe que o futuro do irmão é possivelmente a morte, e a vida dele? Leia para saber.
 

10- A mãe queria ensinar, pois sendo o pai ausente, ela que trazia as provisões para a casa e era responsável pela educação dos filhos. Você concorda com esta opinião? Justifique sua resposta.
Resposta pessoal.

11- Será que só diálogo com o filho resolveria o problema? Comente fazendo suas conjeturas.
Resposta pessoal.

12- A mãe era zelosa, houve só ensinamento. Uma atitude sempre tem consequência. E uma atitude errada  do filho, o que você faria?
Resposta pessoal.

CONCLUSÃO: Apesar de os argumentos em favor do menor como trato cruel e humilhação, a lei (ECA) também dá os direitos aos pais, e só em casos de negligência e violência severos, os filhos são tirados da guarda dos pais.
Além disso, a ausência paterna, leva a mãe a uma tarefa na educação dos filhos mais difícil ainda, visto a situação de vulnerabilidade social que eles viviam; ela tem que preparar o garoto para viver em sociedade e respeitar o outro e os bens alheios.

Profª Elisete, 30/04/20,às 15h55min



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