quarta-feira, 2 de março de 2016

Dia Mundial da Água


Dia 22 de março é o dia do bem mais precioso do nosso planeta: a água. Ela está presente no nosso dia a dia desde nossas ações mais simples até as mais complexas, e sem ela seria impossível viver. Foi pensando na importância desse recurso que renova a vida, que a ONU declarou dia 22 de março, o Dia Mundial da Água.
Este é mais do que um dia de celebração, é um momento voltado para a conscientização. Apenas cerca de 0,008% do total da água do nosso planeta é própria para o consumo. Não bastando a água potável ser um recurso escasso, suas fontes são constantemente poluídas. Rios, lagos e represas sofrem com a ação predatória do homem.
Hoje temos água em abundância, mas em um futuro próximo ela poderá faltar em muitas partes do nosso planeta, por isso esse dia foi instituído. O dia 22 de março próprio para a reflexão, análise e elaboração de medidas que privilegie a preservação da água na Terra.
Vale também lembrar que neste mesmo dia, no ano de 1992 a ONU divulgou a “Declaração Universal dos Direitos da água”, oferecendo proteção legal e sugestões em relação à este bem de importância planetária.
O dia da água é o ano inteiro e nos pequenos atos como fechar a torneira enquanto escovamos os dentes ajudamos a celebrar e conservar este bem que nos concede a vida!



Você sabia quê?





Em 2014, Dia Mundial da Água é marcado pelo tema Água e Energia

Uso deve ser feito com racionalidade, precaução e parcimônia, pois a proteção constitui uma necessidade vital para as gerações atuais e futuras




Elemento mais essencial para a vida de todo ser vivo. Sem água não poderíamos conceber a atmosfera, o clima, a vegetação e a agricultura como são hoje. Seiva do nosso planeta, o equilíbrio da Terra e o nosso futuro dependem do respeito e da preservação deste líquido precioso e de seus ciclos. Sua utilização deve ser feita de forma consciente para que não se chegue a uma situação de esgotamento ou de deterioração da qualidade das reservas atualmente disponíveis. Mas, infelizmente, parece que os homens não estão sabendo protegê-la e planejar a sua gestão.

Pensando na sua preservação, a Organização das Nações Unidas (ONU) criou o Dia Mundial da Água no dia 22 de março de 1992, durante a Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, a Eco-92. Assim, a cada ano são promovidos encontros e discutidos os principais problemas ligados ao tema. Em 2013, foi declarado o Ano Internacional de Cooperação pela Água para preservar os recursos hídricos, proteger o meio ambiente e compartilhar conhecimentos. Antônio Félix Domingues, coordenador de Articulação e Comunicação da Agência Nacional das águas (ANA), considera a iniciativa positiva.
(...)
Não existe nenhuma atividade que o homem desenvolva sem água. Meios de transporte, tecido, alimento, lazer, tudo que se possa imaginar tem uma determinada quantidade do recurso. As pessoas não percebem e não captam a vulnerabilidade quando a água falta por estarem em uma zona de conforto. A Unesco divulgou que 85% da população mundial vive na metade mais seca do planeta e 780 milhões de pessoas não têm acesso à água limpa, sendo que quase 2,5 bilhões não têm acesso a saneamento adequado. De seis a oito milhões de pessoas morrem, anualmente, em decorrência de desastres e doenças relacionados à água.
(...)
Como bem diz a Declaração Universal dos Direitos da Água, o elemento faz parte do patrimônio do planeta. Continente, povos, nações, regiões, cidades e cidadãos são plenamente responsáveis aos olhos de todos. Os recursos naturais de transformação da água em água potável são lentos, frágeis e muito limitados. Assim sendo, a água deve ser manipulada com racionalidade, precaução e parcimônia. O equilíbrio depende, em particular, da preservação dos mares e oceanos, por onde os ciclos começam. Sua proteção constitui uma necessidade vital, assim como uma obrigação moral do homem para com as gerações presentes e futuras. Portanto, preserve a água e cuide bem do nosso planeta.




Boa leitura!

Viva a nossa água mineral!


Segundo os analistas, nossa água vertidas das fontes e poços artesianos apresenta uma composição mineral saudável ao ser humano. Considerada entre as melhores águas minerais existentes. Ela foram descobertas entre o fim da década de 40 e início da década de 50. Em 1951, a Vila de Catuípe passou a ter água mineral encanada de poço artesiano. A análise fora mandada fazer pela direção da empresa S.A. Moinhos Brasileiros na época com sede na Vila. 
Catuípe goza de 5 poços artesianos na cidade, mais de 30 poços no interior e as Fontes Minerais de Santa Teresa e Pontão Santo Antônio.

Fonte: Lembrança de Catuípe, de Claudionor A. Savariz.





Nenhum comentário: