segunda-feira, 28 de março de 2016

Modelo de carta

Boa tarde,
boa noite!

Consegui digitar agora a carta que lhes falei hoje: a resposta do escritor paulistano, Pedro Bandeira a um grupo de alunos, na época.

Deixei 9 lacunas (espaços) para você, colocar - A - À - AO, AS, ÀS. Certo?


São Paulo, 25 de agosto de 2001.

Queridos Leici, Paulo, Letícia, Jenifer, Régis, Liara, Maurilio, Osmar e Peterson!

Desculpe-me, mas sou obrigado   ____ a responder-lhes com apenas uma carta; acontece que sou um e vocês são tantos que... bom, eu sei que vocês me entendem. Procurarei escrever de um modo abrangente, para que aquilo que eu sinto por vocês possa ser entendido por todos.
Vocês nem imaginam como me deixaram feliz por gostar do que eu escrevo... Vou confessar ____ vocês que (cá entre nós, não contar pra ninguém, hein?) minhas obras preferidas são mesmo as histórias com os Karas (adoro o Miguel, o Crânio, o Calu, a Madri e o Chumbinho!) e a querida Isabel, de “A Marca de uma Lágrima”, além da maluca da Iara de “A hora da verdade”. por que eu gosto desses personagens? Porque eles são o registro literário de pessoas como vocês. Como artista, como educador e como ser humano, minha vida foi e para sempre será dedicada ____ compreensão dos jovens brasileiros e ____ esforço por ajudá-los a encaixarem-se no mundo adulto de modo seguro e vitorioso.
Vejam bem: ___ a turma dos Karas não é exatamente o reflexo de suas próprias turmas? Vocês também não têm um grupo muito unido de amigos, poucos amigos, que vivem sempre juntos, trocando confidências, esperanças e sonhos? E também, como no caso de Isabel, não há momentos em que vocês se sentem no fundo do abismo, sem contar com a compreensão dos outros, sentindo-se sós?
Por isso, espero que meus livros possam ser como espelhos, em que vocês possam se refletir, vendo nas personagens e em seus enredos, alguém igual ____ vocês, alguém que passa por dificuldades mas que, no final, vencerá, como vocês hão de vencer. Procurem em todos os livros espelhos para suas almas. Só assim será possível combater ____ dúvidas que machucam por dentro, as inseguranças que ___ vezes nos impedem de continuar em frente, com confiança. Livros são isso: alimento para a alma, como a comida é alimento para o corpo. No Brasil, há milhões de pessoas fisicamente subnutridas porque lhes falta comida, mas há muito mais gente com a alma, com os sentimentos, com ___ consciência subnutridos porque lhes falta leitura, porque lhes falta poesia, porque lhes falta o alimento que só a arte pode oferecer.
Felizmente, por suas cartas, eu vejo que vocês não fazem parte do grupo desses pobres coitados. E isso me deixa feliz, muito feliz, porque vocês estão no caminho seguro da futura felicidade e compreensão. Com adultos como vocês, o Brasil do futuro será melhor, muito melhor do que é hoje!
Com todo carinho,
                                               Pedro Bandeira

Estude este texto para nós interpretarmos e discutirmos em aula.
Este é o escritor Pedro Bandeira


Professora Elisete, 28-03-016, às 17:50h.



Nenhum comentário: